domingo, 30 de maio de 2010

Para o domingo

Bach por Sarah Chang

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dica de leitura

Foi no dia de nossa mesa-redonda, na Bienal do Livro de Minas, que o Bartô disse que tinha perdido a vontade de escrever e que não sabia quando voltaria a fazê-lo. A causa: o livro que acabara de ler, ¨Trem noturno para Lisboa ¨, de Pascal Mercier, pseudônimo de Peter Bieri.
Como não conhecia o livro, segui sua sugestão e li.
O livro é de uma beleza e profundidade tão grandes, que durante a leitura não suporta o menor ruído a não ser o de nosso espanto diante do mergulho. Fica aqui a sugestão de leitura.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Brô MC´s : A voz e a vez do indígena

¨O grupo musical Brô MC´s, da etnia Guarani Kaiowá, é resultado de uma oficina de Rap realizada em 2009, na Aldeia Indígena Jaguapirú Bororó, localizada em Dourados–MS. A oficina é um projeto do Ponto de Cultura Todas as Idades, realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura (IDAC), que promove nas aldeias os pontos de Literatura, de Tecelagem Indígena e de Hip-Hop. Os jovens utilizam o Rap como instrumento para retratar a realidade e divulgar sua cultura para o mundo¨.
Para ouvir a música, cantada em português e guarani, clique abaixo.


Brô MC´s - Eju Orendive by Coletivo

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Biblioburro: Iniciativa modelar

Recebi por e-mail este vídeo. Vale a pena assistir.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Quem te conhece não esquece jamais!

Estou chegando de Minas, da minha Belô de infância, da minha Belô onde cheguei menina carioca e retornei adolescente com alma confusa de mineiridade. Hoje sou cidadã mineiroca, de corpo e alma, e trago essas marcas num sotaque que teimo em nunca perder. É meu tanto de saudade...
No reencontro com Bartô, Léo e Marildinha, puro ouro de Minas, tudo se ilumina, sempre. E foi assim que nossa mesa, aliada à presença da Rosa Helena do programa ¨Salto para o futuro¨, da TV Brasil, se completou. Após o encontro, fui procurada por um grupo de jovens estudantes do SENAC que pediram para me entrevistar. Foi uma conversa tão gostosa que só foi superada pelo abraço apertado entre nós.


Marilda Castanha e Léo Cunha, à minha direita e Rosa Helena Mendonça e Bartolomeu Campos de Queirós, à esquerda.


Apresentação da Marilda Castanha


Entre os muito queridos, o ilustrador Nélson Cruz que levou os filhos para ver a mamãe Marilda se apresentar.

Os alunos do Senac que me entrevistaram e que eu adorei conhecer.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Convite

Clique no convite para ampliar

domingo, 16 de maio de 2010

Blog do Rui

O premiadíssimo amigo Rui de Oliveira, responsável pelas belas ilustrações de meu livro A Saga de um Rei, Ed. DCL, e um dos articulistas do livro O que é qualidade em Ilustração no livro infantil e juvenil - com a palavra o ilustrador, da série que organizo para a Ed. DCL, conta que está agora com um blog. Aconselho os estudiosos e interessados em ilustração, design, animação e videografismo a não o perderem de vista.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Contação de história e oficina

Dias 15 e 16 de maio, dois de meus livros estarão sendo contados em eventos na Saraiva MegaStore de Campinas e de Porto Alegre. Fica aqui o convite e a programação para quem estiver por lá.



Hora da Criança Contação de história e oficina temática
Dia: sábado, 15 de maio de 2010
Hora: 15:00
Com a arte-educadora Leonor Pereira baseada no novo livro "O espelho", de Ieda de Oliveira, Editora Prumo.

¨O espelho é um livro sensível que aguça a imaginação do leitor e deixa, com sutileza e doçura, uma grande lição de vida, implícita nas experiências vividas por uma menina¨.

Saraiva MegaStore em Porto Alegre (Shopping Moinho)



Hora da Criança Contação de histórias, com os Tonicos
Dia: domingo, 16 de maio de 2010
Hora: 17:00 - 18:00
Apresentação de A cobra e o sábio, de Ieda de Oliveira, Editora Larousse.

¨O senhor já viu, por acaso, alguém com uma cobra de estimação na calçada? O senhor já viu alguma loja especializada em comidinha de cobra, sapatinho de cobra, casaquinho de cobra? Por acaso já viu alguma cobra participar de festa à fantasia?¨

¨Marluce é uma grande figura, mas o fato de ser uma cobra a deixa transtornada. Esta fábula ajudará o leitor a entender o que podemos mudar e o que não podemos no nosso jeito de ser¨.

Saraiva MegaStore em Campinas (Shopping Iguatemi)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

terça-feira, 11 de maio de 2010

A última princesa...

Esse é parte do título da belíssima dissertação de mestrado de Lupe Vasconcelos, aluna de mestrado da ilustradora e professora Ciça Fittipaldi, defendida na Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Goiás. Foi uma alegria fazer parte da banca examinadora de um trabalho tão corajoso e inovador. Entre outros desafios, Lupe enfrentou o de ser a primeira a produzir uma dissertação de mestrado, em ilustração, na Universidade. Agora é só aguardar a publicação.

Lupe fazendo a exposição do trabalho


A Banca Examinadora foi composta pelo Prof. Dr. José César Teatini (orientador), pelo Prof. Dr. Edgar Franco (à esquerda) e por mim.


terça-feira, 4 de maio de 2010

Bienal do Livro de Minas 2010

Dia 20 estarei lá.

Clique no convite para ampliar

Ilustração digital

Neste interessante video, a ilustradora Lupe Vasconcelos mostra de como se faz ilustração digital.


sábado, 1 de maio de 2010

Problemática ou solucionática?

O amigo Cláudio César Henriques, titular de Língua Portuguesa da UERJ, autor do livro A nova ortografia, Ed. Campus, enviou um e-mail mostrando como o futebol está sempre, segundo ele, dando ótimo material para reflexão linguística e observa o que ocorreu no Estadual do Rio.

¨O campeonato carioca teve dois vice-campeões, um em cada Taça. Fla e Vasco são covices!!!!
Atenção! O neologismo "COVICE com O fechado" não se confunde com o neologismo "COVICE com O semiaberto", abstrato derivado de COVA...
Queremos o hífen do CO de volta??? ¨

Cláudio, meu amigo, não sei o que responder, isso é com vocês, ortógrafos. Quanto a mim, estou é com o Manuel Bandeira, em sua deliciosa percepção poética, quando diz:

Deus deu a palavra ao homem
e ao diabo, a ortografia.
Por isso os homens se comem
nessa ortoantropofagia.