sábado, 25 de abril de 2009

Almodôvar e Idade Média

A vila de Aljezur, vista do castelo homônimo

Aproveitando o fim de semana, fui de carro com as amigas portuguesas Aida e Bárbara ao Algarve e Alentejo. Não conhecia essa parte de Portugal. Muitas coisas me impressionaram: o jardim natural dos campos, os sobreiros, de onde é extraída a cortiça, a luz intensa reforçada pelo espelho do mar e o branco das construções, as ruínas do castelo de Aljezur, que foi tomado aos árabes por Afonso III, Évora com suas ruas seculares e seu templo de Diana, a cidade de Albufeira e suas belas praias repletas de ingleses e alemães sedentos de sol e principalmente a cidade de Almodôvar, onde pude pela primeira vez viver um pouco da Idade Média numa feira medieval. Foi uma experiência única transitar em um ambiente cuidadosamente reproduzido, nos mínimos detalhes. O chão coberto de feno, as barracas, réplica das feiras medievais, os participantes em trajes típicos, um fogão de lenha assando pães deliciosos a céu aberto, comidas típicas, um show apresentado por cantores com instrumentos, trajes e músicas da Idade Média entre outras atrações. O que mais me encantou foram os brinquedos medievais, que o público podia experimentar. Fascinante. Não conto aqui da comida alentejana e dos quilos engordados. E o vinho!!!!! pecado à parte. Em Évora, jantamos no restaurante Fialho (recomendo a todos). O próprio me contou que criou o prato"bochechas a Fialho", servido no Antiquarius do Rio de Janeiro. Ai, Jesus! Como se engorda na terrinha!!!

É incrivel a quantidade desses jardins naturais em Portugal. Vi muitos na região de Cascais e no Algarve, onde esta foto foi tirada.


Estou aí num brinquedo medieval, sob a orientação do arqueiro, tentando fazer a bola chegar até a caixa. Superdifícil e com aparência fácil.