segunda-feira, 12 de julho de 2010

De volta e cada vez mais apaixonada pelo Japão

Chego com os fusos confusos após 23 horas de voo e já com saudades. Não dá para descrever a alegria que sinto no Japão. É a quarta vez que visito o país e a segunda que passo meu aniversário lá. Desta vez, além de marido e filhos, seguiu comigo uma de minhas melhores amigas. Amo tudo no Japão. A delicadeza do povo é tanta, que a gente não sabe às vezes como existir. Reencontrei muitos amigos queridíssimos, entre eles a Keiko, que virou personagem do meu livro O sapo e o pássaro, Ed. Larousse.

Muito amigos, aqui no Brasil, não entendem muito bem o que que eu tanto faço no Japão. O que me leva é a certeza de aprendizado. Sempre trago comigo lições incríveis que tento por em prática. Dessa vez aprendi, por exemplo, a importância das pequenas práticas altruístas, no dia a dia. Isso é uma realidade que faz parte do povo, além da gentileza (é incrível, mas eles conseguem pedir desculpas até pelo erro que a gente comete) e do sentimento de gratidão. Visitei alguns lugares que não conhecia e retornei a outros que me apaixonam. Do alto do nosso analfabetismo, arriscamo-nos, com sucesso, a andar no metrô de Tóquio, uma aventura, além, naturalmente, do maravilhoso shinkansen (trem bala). Vou postar, aos poucos, algumas fotos de coisas que vivi por lá para partilhar a alegria.

Em Kioto, terra da tranquilidade, é onde encontramos o Japão tradicional. É lá que fica o Nishijin Textile Center, Museu do Quimono, que visitamos.
Os quimonos da Nishijin são confeccionados com técnica desenvolvida no próprio atelier. Assisti a um desfile e pude ver também como produzem a seda, que é tecida em tear manual, e todos os bordados são feitos à mão. A história da tecelagem de seda Nishijin começou por volta de 794. No período Edo havia uma estimativa de 5.000 fábricas de tecelagem no distrito de Nishijin. Hoje, o bairro continua a ser a referência em indústrias de tecelagem. No Museu existe uma loja onde podemos comprar os kimonos do desfile, além de outros modelos e muitas peças em tapeçaria. Abaixo fotos do desfile que assistimos, teares onde são feitas as sedas e duas peças de tapeçaria que adquiri lá.