segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FLIP/FLIPINHA/FLIPZONA 2010

Chego da FLIP com o sentimento de que ainda estou lá. Nem sei como agradecer o carinho, a delicadeza e a competência com que fui tratada. A delícia da convivência com os amigos antigos e novos. Não sei como, mas estava tudo ainda mais bonito que em 2006. A praça recriando o universo mágico de um Brasil Freyreano. Foi pura emoção encontrar meus livros pendurados nas árvores, ver o trabalho lindo feito pelos alunos com o Brasileirinho- História de Amor do Brasil, participar da mesa na companhia divertida da Stela Maris com a mediação competente do Amaury Barbosa, Secretário de Turismo e Cultura de Paraty, o encontro com as crianças, o show de abertura com o Edu Lobo e direção do Arthur Nestrovski, o mesão com todos os autores, os vários encontros com escritores fantásticos (pena que não pude comparecer a todos por incompatibilidade de horário), os almoços na Pousada da Marquesa, ponto de encontro de todos os convidados, os jantares pelos restaurantes de Paraty, tão generosamente escolhidos pela organização do evento, os papos e encontros, previstos ou não, a fugida à sorveteria para pecar...e poder respirar, durante cinco dias, aquela atmosfera de arte e encantamento. Vou tentar postar aqui um pouco, muito pouco, do que vi e vivi por lá.

Alguns de meus livros que encontrei no pé de livros, que todo dia mudavam de lugar. Aqui o Bruxa e Fada Menina Encantada


Aqui, A Saga de um Rei


Painel do Brasileirinho- História de Amor do Brasil feito pelas crianças de Paraty

Esculturas na praça feitas pelos artistas da oficina de papelagem de Paraty
















Oficina de papelagem


Aqui os artistas da oficina de papelagem, responsáveis pelo belíssimo trabalho da praça, ensinam a fazer máscaras utilizando barro, maisena e papel craft, o mesmo material utilizado na confecção das esculturas.


Aqui outra oficina: a de flores


Biblioteca infantil na praça

As crianças na biblioteca

Painel da Flipzona feito pelos jovens




Movimento externo


Mesa com Amaury e Stela


Com Amaury e Stela


Após a mesa, as crianças foram nos procurar no camarim para autógrafos


Autografando blusas





No mesão mediado por Gabriela Gibrail, coordenadora da Flipinha e Anna Cláudia Ramos, presidenta da AEILIJ, com todos os participantes da Flipinha.


Com Isabel Allende na gula da sorveteria.



Com Adriana Falcão, Helênio, meu marido, e Rosinda, irmã dela: amigos sempre

Esta Bandinha fez nossa alegria, à noite, nas ruas