quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Mudança de casa


Minha tese de doutorado, orientada pela Prof. Dra. Nelly Novaes Coelho, defendida na USP em 2003 e publicada pela Editora Lucerna, no mesmo ano, está mudando de casa. Pertence agora à Ed. Nova Fronteira, mas continua com a mesma capa, ilustrada por Victor Tavares. Fico muito feliz, e até meio orgulhosa, pelos prêmios recebidos e de vê-la citada em inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado das mais variadas universidades brasileiras.

Posto aqui a resenha feita pela Professora Dra. Maria Aparecida Lino Pauliukonis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, e coordenadora do CIAD (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso) do Rio de Janeiro, que é ligado ao Centre d'Analyse du Discours (CAD) de Paris.

"Defender a idéia de que a Literatura Infantil não deve ser considerada como produção menor, como alguns preconceituosos ainda insistem em rotulá-la, já é um grande passo, mas analisar, com objetiva profundidade, obras literárias reconhecidas pelo público infantil a que se destinam e pela crítica especializada, é trabalho bastante louvável, sobretudo quando produzido com adequado embasamento teórico e conhecimento de causa, como faz Ieda de Oliveira, neste ensaio sobre duas obras de autoras consagradas: Ruth Rocha e Alice Vieira.
O livro em questão, O contrato de comunicação da literatura infantil e juvenil, fruto de uma tese de Doutorado, defendida na USP, na área de Estudos Comparados de Literatura em Língua Portuguesa e publicada pela Ed. Lucerna, merece destaque por três bons motivos: primeiramente, por ser a Autora estudiosa e criadora de Literatura Infantil- com vários livros publicados, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho-, depois, como pesquisadora, por ter adotado o modelo teórico da Análise Semiolingüística do Discurso, teoria que oferece ferramentas muito úteis para o trabalho com o texto e, finalmente, pela acuidade com que enfoca alguns de seus conceitos pilares, tais como: o contrato comunicativo, os sujeitos discursivos e seus projetos de comunicação, os tipos de textos e os modos de organização do discurso, além do enfoque sobre a tríplice competência da linguagem. Tais noções mostraram-se altamente operacionais, na análise das obras O Reizinho mandão e Graças e desgraças na corte de El-Rei Tadinho, das citadas Autoras.
Sob o rótulo Análise do Discurso, existe hoje uma complexa trama de teorias que surgiram no século XX, preocupadas com a significação social da linguagem, através de exame de diferentes tipos de atos de comunicação humana. Felizmente não se tem um monobloco teórico fechado em si mesmo e o resultado dessas análises tem permitido um olhar crítico sobre variados discursos: político, religioso, científico, literário entre outros e sobre os vários setores socioprofissionais ou da vida cotidiana. Em meio a essas diversas teorias discursivas, destaca-se a de Patrick Charaudeau, pesquisador da Universidade Paris XIII, que propôs a Análise Semiolingüística, ramo interdisciplinar do conhecimento, que se fundamenta em estudos de ordem semiótica e lingüística. Ieda elegeu a Semiolingüística, por considerá-la um “verdadeiro achado” como instrumento de análise e um meio-termo saudável entre as abordagens stricto sensu, limitadas a análises do sistema da língua e as da periferia light que interagem com outros disciplinas, como a Teoria da Literatura, a Sociologia, a Psicologia e a História.
Por meio da apresentação de seus conceitos, os quais domina muito bem, a Autora enfatiza que o texto literário não dever ser visto apenas como mensagem, mas como unidade significativa ¨contaminada¨ pelos elementos da situação, entre eles e principalmente, os participantes do ato interativo, que vão interferir na significação global do texto. A noção de “contrato comunicativo”, um dos pontos chave da teoria, é amplamente explicitada pela analista, ao realçar que, no contrato ficcional, as cenas do real estão a serviço da ficção e devem ser vistas em sua função estratégico-discursiva.
Nas obras de Literatura Infantil que constituem seu objeto de observação, a Autora vislumbra um complexo jogo de relações entre o real e o imaginário, cuja linguagem e problematização analisou sob duplo viés: o da situação sociohistórica e cultural em que elas foram escritas e a óptica da teoria Semiolingüística, com base no conceito de contrato sociointerativo. Com efeito, as obras criam um universo discursivo passível de ser captado pelo leitor se ele aceitar a presença dos implícitos latentes. As análises permitem que se considere o espaço lingüístico como o local onde materializam as idéias e o sujeito é visto como agente de sua prática social.
A sua maneira, as duas obras em apreço operam mudanças contratuais que, em diferentes graus, desmistificam o tradicional universo dos contos de fada, com o propósito de sensibilizar o leitor para as questões do autoritarismo, o que se faz por meio do emprego de diversas operações discursivas como o humor surrealista, a paródia, a caricaturização e o emprego de metáforas. Ressalte-se ainda a ênfase na análise de certas estratégias utilizadas nas obras, tendo em vista a competência discursiva do fruidor de tais textos, quais sejam, uso de estruturas sintáticas e léxico acessíveis, vocabulário supra-regional, processos interacionais por meio do riso e emprego de um contrato de comunicação exigente, com regras precisas que protegem a Literatura Infantil de qualidade de certos contratos que vigoraram anteriormente, contra os quais a atual se volta. Tal contrato comunicativo revela-se mais complexo que o contrato precedente pois se caracteriza pela perda da ingenuidade, pela saudável atitude crítica, pela fuga ao maniqueísmo e por um alto grau de literariedade.
Por se opor, assim, a um tipo de Literatura que a antecedeu, a boa e atual Literatura Infantil, de que as obras analisadas são um produtivo exemplo, promove uma releitura dos contos de fada, com uma nova visão de seus personagens, o que justifica atribuir-lhe o epíteto da maioridade. Tudo isso, Ieda de Oliveira, com profundidade e maestria, soube tão bem determinar neste excelente ensaio, que se recomenda seja lido por todos aqueles que se interessam pelo assunto."