quarta-feira, 16 de abril de 2008

A criação do Zé Carioca

Está aqui uma oportunidade para se rever a criação de um esteriótipo que nos diz respeito bem de perto.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

ABL e FNLIJ lembrando Lobato

Haverá, na Academia Brasileira de Letras, no dia 18 de abril, dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil, das 10h às 17h, uma jornada em homenagem a Monteiro Lobato.



terça-feira, 8 de abril de 2008

Ana Lúcia, Shakespeare e a música do século XX

Imperdível "Encontro às Quintas", na Modern Sound. A amiga Ana Lúcia Henriques, professora de Língua e Literatura Inglesa da UERJ, estará, no dia 17 de abril, às 20 horas, no Modern Sound falando sobre as tragédias Hamlet e Mackbeth de Shakespeare.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Tese de doutorado da USP e Emmanuela

Acabei de receber um convite/notícia que me trouxe muita alegria. Meu livro Emmanuela é estudado na tese de doutorado da psicóloga Lucélia Elizabeth Paiva que tem por título: “A arte de falar da morte: a literatura infantil como recurso para abordar a morte com crianças e educadores”. A defesa será no 18 de abril,às 14 horas, na USP. Estarei lá.
Escrever esse livro foi uma experiência muito forte. Passei bastante tempo, com a autorização do Dr. Carlos Scherr, diretor do Hospital Cardiológico de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, convivendo com o sofrimento de crianças com problemas cardíacos graves e seus pais. Foi muito difícil. Levei alguns anos digerindo tudo que vivi lá. Só depois pude escrever o Emmanuela. Ele foi finalista do Prêmio Espace Enfants na Suiça e ganhador do Prêmio Adolfo Aizen de Literatura Infantil. O belíssimo trabalho de ilustração é da querida Marilda Castanha.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Estou de volta e não é "primeiro de abril"

Muitos leitores lamentaram a retirada do blog do ar. Vou tentar, ainda que não diariamente, mantê-lo "vivo". O fato de eu ter de ficar muitas horas diante do computador trabalhando estava prejudicando minha vista e eu fui orientada, pelo meu oftamologista, a reduzir minhas atividades ao indispensável, o que já não é pouco tempo. Então estou moderadamente de volta!