quarta-feira, 29 de abril de 2009

Setembro em Munique

Estará acontecendo em Munique, entre os dias 2 e 6 de setembro, o Oitavo Congresso Alemão de Lusitanistas. Haverá uma seção de Literatura Infantil e Juvenil. As comunicações poderão ser apresentadas em alemão ou português. As inscrições vão até 31 de julho.
Maiores informações no site http://www.lusitanistenverband.de/

sábado, 25 de abril de 2009

Almodôvar e Idade Média

A vila de Aljezur, vista do castelo homônimo

Aproveitando o fim de semana, fui de carro com as amigas portuguesas Aida e Bárbara ao Algarve e Alentejo. Não conhecia essa parte de Portugal. Muitas coisas me impressionaram: o jardim natural dos campos, os sobreiros, de onde é extraída a cortiça, a luz intensa reforçada pelo espelho do mar e o branco das construções, as ruínas do castelo de Aljezur, que foi tomado aos árabes por Afonso III, Évora com suas ruas seculares e seu templo de Diana, a cidade de Albufeira e suas belas praias repletas de ingleses e alemães sedentos de sol e principalmente a cidade de Almodôvar, onde pude pela primeira vez viver um pouco da Idade Média numa feira medieval. Foi uma experiência única transitar em um ambiente cuidadosamente reproduzido, nos mínimos detalhes. O chão coberto de feno, as barracas, réplica das feiras medievais, os participantes em trajes típicos, um fogão de lenha assando pães deliciosos a céu aberto, comidas típicas, um show apresentado por cantores com instrumentos, trajes e músicas da Idade Média entre outras atrações. O que mais me encantou foram os brinquedos medievais, que o público podia experimentar. Fascinante. Não conto aqui da comida alentejana e dos quilos engordados. E o vinho!!!!! pecado à parte. Em Évora, jantamos no restaurante Fialho (recomendo a todos). O próprio me contou que criou o prato"bochechas a Fialho", servido no Antiquarius do Rio de Janeiro. Ai, Jesus! Como se engorda na terrinha!!!

É incrivel a quantidade desses jardins naturais em Portugal. Vi muitos na região de Cascais e no Algarve, onde esta foto foi tirada.


Estou aí num brinquedo medieval, sob a orientação do arqueiro, tentando fazer a bola chegar até a caixa. Superdifícil e com aparência fácil.



quarta-feira, 15 de abril de 2009

Faces de Eva

Hoje fiz uma conferência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa sobre o tema "As duas faces de Eva - dialética feminina e literatura infantil", no ciclo de conferências "A Mulher - Discursos e Representações". Foi uma experiência enriquecedora ter como platéia tão seleto grupo de pesquisadores e escritores. Palavra de alma, discurso de paixão e afinidades. Definiria assim o clima do encontro. Voltarei em breve a falar sobre ele aqui no blog e, com um pouco de sorte, postar algumas fotos feitas por celulares dos participantes. Amanhã irei ao lançamento do livro A luz negra no seu roxo amanhecer, Portugália Editora, da escritora Gilda Nunes Barata, no Buchholz - Chiado, Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 30, às 18h30min, apresentado por Batista-Bastos. Quem estiver em Lisboa não deve perder.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Coimbra de Pedro e Inês

Gosto muito de Coimbra, de seu encanto e mistérios e não me canso de estar aqui. Ontem fiz uma palestra na ESEC (Escola Superior de Educação de Coimbra) para futuras professoras de educação infantil. Gostei muitíssimo de estar entre elas e com a professora Leonor Riscado. Por aqui fomos recebidos e acolhidos pelos queridíssimos amigos professores Rui Veloso e Aida. As histórias de Coimbra são inúmeras e um convite contínuo ao sonho. Abaixo, com as alunas da ESEC.

Com as alunas da ESEC

sábado, 11 de abril de 2009

Paris - alguma notícia

Fiz estas fotos em Paris num dia de sol. Dificil saber de beleza comparativa. Neste momento estou em Portugal, onde vim fazer uma palestra na Universidade Nova de Lisboa e também na Escola Superior de Educação de Coimbra. Em Paris está acontecendo a exposição dos cinquenta anos do Le Petit Nicolas. Um pouco de Goscinny e Sempé podem ser vistos em postagem mais antiga aqui no blog.




Paris em dois ângulos



Num café no Boulevard Saint-Germain com Helênio e nossos supervisores de pós-doc: Patrick Charaudeau (Paris XIII) e Anne-Marie Houdebine (Sorbonne)