sexta-feira, 23 de julho de 2010

Curiosidades gastronômicas japonesas

No Japão a gente pode experimentar sorvetes de sabores inusitados e deliciosos. Um deles, que me deixou apaixonada, é o de gergelim torrado. O de chá verde e o de chá verde com creme são gostosos também, mas não são os meus preferidos.

O quarto da foto, esse cinza escuro da esquerda para a direita, é o de gergelim torrado. Na foto abaixo, o próprio, ao vivo e a cores. Delicioso!

Aqui estão alguns doces muito gostosos, não me perguntem o nome, servidos em restaurantes onde estive.






Os doces não tem muito açucar e esse acima é parecidíssimo com a nossa ¨rabanada de natal¨, mas menos doce e menos gorduroso. Na foto abaixo, um doce que me foi servido em uma cerimônia do chá de que participei em Kioto. A folha que envolve este doce, delicioso, é de cerejeira e comestível também. O doce é oferecido antes do chá verde para diminuir a sensação de amargo dele.


Além das refeições oferecidas normalmente no cardápio dos restaurantes, existe uma outra opção de refeição rápida e muito interessante que é o bentô, uma espécie de ¨quentinha¨, mas que é servido frio e que a gente apelidou de caixa de surpresa. A comida é variada e saborosa.