domingo, 25 de novembro de 2007

Operação resgate na Jordânia

A amiga, escritora e jornalista, Luciana Savaget está de livro novo. Reproduzo parte de seu e-mail, em que me conta a origem desse trabalho.

"Tudo começou com a invasão do Iraque. Eu fiquei assustadíssima com as notícias de destruição do acervo cultural do Iraque.
A maioria dos contos mágicos nasceu naquela região. Bagdá foi cenário das histórias das 1001 Noites.
Pensei então numa força internacional de resgate desse patrimônio- criei a SIRF (Sociedade de Resgate à Fantasia), daí nasceu o primeiro livro:Operação Resgate em Bagdá. Salvamos 1522 personagens, mas não conseguimos localizar a lâmpada de Aladim. E se ela caísse em mãos do mal, seria um desastre para a humanidade. Você sabe que o gênio é mercenário e vai com qualquer um que se atrever a tirá-lo do confinamento.
Operação Resgate na Jordânia é a busca da lâmpada, que segundo informações de associados da Sirf, estaria no deserto da Jordânia.
Eu escrevi o livro pensando no público infanto-juvenil, mas adultos que leram adoraram. Você sabe bem que fantasia não tem idade...
Todo o roteiro do livro foi vivenciado por mim na viagem que fiz ao Oriente Médio, em 2005. Fui testemunha de um homem bomba em Amã, dormi com escorpiões, atolei no deserto de Wadi Rum...
Nesses dois livros eu junto a ficção (o lado de escritora) com a realidade (o jornalismo).

O projeto gráfico e as ilustrações são as fotos que tirei da viagem, trabalhadas com primor pela ilustradora Graça Lima."


O lançamento contará com a presença de Amir Hamoud, chefe dos contadores de histórias de Bagdá, e Azin, representante da Sirf na Síria.

Esse encontro será no dia 04 de dezembro, às 20h, na Livraria Armazén Digital, Av. Ataulfo de Paiva, 270, subsolo, loja 103 e 104- Rio Design Leblon