sexta-feira, 11 de maio de 2012

NASCEU O VIVA O REINO DA TERRA





Com muitas flores, amigos e alegria,  nasceu o Viva o Reino da Terra. Criei esse projeto há 26 anos.  Na época foi impossível viabilizá-lo, mesmo tendo recebido na ocasião o Prêmio Alice da Silva Lima para teatro infantil texto inédito, da UBE. Queria que o livro viesse acompanhado com CD, em que a história viesse também narrada por mim, representada e cantada por atores/cantores e que as crianças pudessem interagir, brincar, fazendo parte diretamente desse universo de sonho.

 Brincar de pensar, escancarando as portas da fantasia  para assuntos sérios, como a deterioração do planeta, a utilização de compostos químicos em detrimento de adubos naturais nos alimentos, o envenamento progressivo da  terra e a urgência da flor, sem ranços didáticos, mas com o riso fundamental da arte. Procurei, a partir de um olhar dialético sobre o espírito humano, observar de maneira cúmplice a ecologia da alma e a alegria contínua de semear a vida.

Tudo foi feito com imenso carinho e dedicação por parte de todos os envolvidos: O belíssimo trabalho de ilustração feito por Fabiana Salomão, os arranjos musicais feito pelo Zé Antônio, os cantores, atores, técnicos, produtores, uma equipe enorme e dedicada.  O livro que esperou 26 anos nasceu lindo, com direito a capa dura, projeto gráfico impecável, gravação no Studio Flautin e um marcador de livros que é semente.

Após a leitura, a criança planta o marcador semente na terra e vinte dias depois nascem flores. A brincadeira é que nesses vinte dias em que a flor estará surgindo para embelezar o planeta, que a criança também procure tentar mudar alguma coisa dentro dela para contribuir também para tornar o mundo mais bonito. Por exemplo, se implica muito com o irmãozinho, se esforçar para não implicar tanto. A idéia é semear amor e práticas de generosidade no dia a dia. É o que chamamos de ecologia da alma. 

Entre os inúmeros e queridíssimos amigos presentes não poderia imaginar que teria a honra de receber Amélia Lacombe, minha professora da oitava série no Colégio Estadual Olavo Bilac, responsável pelo amor que desenvolvi pela literatura. 







                             
     Nos meus braços o mais jovem leitor presente.